Total de visualizações de página

sábado, 31 de janeiro de 2009

Torturado por amor a Cristo

Assista e Ore!!!

Explicando o discipulado:


Analise algumas das passagens que completam o significado da palavra discípulo:


Lucas 14:25-35, fala do custo do discipulado. Três vezes Jesus fala das pessoas que “não podem” ser seus discípulos. Observe que essa forte linguagem segue os passos da parábola sobre aqueles que não levam a sério a oportunidade de entrar no reino:


"Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."


Lucas 14:15-24:
E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia


Em primeiro lugar, Jesus diz que devemos “aborrecer” o parente mais próximo e até mesmo a própria vida, caso contrário não poderemos ser seus discípulos.

Lucas 14:26:
"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo."


Obviamente, o “aborrecimento” não é tomado aqui em valor absoluto. Outras passagens nos ensinam a amar essas pessoas. Então “aborrecer” é usado relativa ou comparativamente
(Gênesis 29:31 com a declaração imediatamente anterior, no 29:30)

O discipulado implica amor e lealdade para com Jesus tão grandes que qualquer outro amor parecerá como o aborrecimento em comparação. E, se não dermos essa devoção a Jesus, as conseqüências não são que nos tornamos um tipo de discípulo de segunda ou terceira categoria, mas sim que não podemos ser discípulos de forma alguma.

Lucas 14:27
"E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo."


Liga-se a passagens como Mateus 16:21-28:
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.


e Marcos 8:31- 9:1,
E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.
DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.


as quais apresentam o conceito de que a natureza do Messias determina a natureza do discipulado. Tiago e João pensavam no reino messiânico sob o aspecto das vestes reais, os exércitos em marcha e os palácios terrenos, caso em que o discipulado teria significado lugares de destaque para os discípulos principais:

(Marcos 10:35-45)
E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.
E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, delesse assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.


Mas eles entenderam mal o reino. A coroa de Jesus viria à custa da cruz. E o discipulado em relação a um tal Messias significaria tomar a própria cruz e juntar-se na marcha no encalço de um Messias rejeitado e crucificado. Já que esse era o destino do Messias, nem se pode pensar em ser seu discípulo se não carregar a sua cruz, seguindo fielmente mesmo para o Gólgota, se for necessário.

Jesus conclui: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

JESUS CRISTO É O CAMINHO


Problemas? Você está confuso? Perdido?
"O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação" (Jó 14:1).

Estas palavras, ditas milhares de anos atrás, expressam o sentimento de muitos dos que vivem hoje em dia. Agora, contudo, há uma saída: Jesus Cristo. Ele disse de si mesmo, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6).

Para tudo que é verdadeiramente bom, tanto nesta vida como na vida vindoura, Jesus Cristo é o caminho.

Seguir a Jesus como "o caminho" significa mais do que só louvá-lo com nossos lábios. Ele disse:

"Por que me chamais 'Senhor, Senhor,' e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6:46).
"Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" (João 8:31).
A vida e o ensinamento de Jesus são encontrados nos primeiros quatro livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Outros livros do Novo Testamento são também o ensinamento de Jesus, pois ele revelou-o pelo Espírito Santo, através de homens como Pedro e Paulo. Paulo escreveu:
"Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo" (1 Coríntios 14:37).

Seguir Jesus como o caminho, portanto, exige um estudo cuidadoso do Novo Testamento e um esforço determinado para viver como ele ordena.

Jesus, o Caminho para uma Vida Melhor
Jesus declarou o propósito de sua vinda à terra com as seguintes palavras:
"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

Jesus providencia esta vida melhor, oferecendo a solução para os problemas que tornam a vida difícil: culpa, insatisfação e medo. Ele não promete riqueza ou luxo, mas nos conforta com uma mensagem de um Pai amoroso no Céu, que cuida de seus filhos e que proverá as coisas de que eles verdadeiramente necessitam.
"Portanto, não vos inquieteis, dizendo 'Que comeremos?'. . . Pois vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).

As pessoas mais felizes no mundo são aquelas que mais completamente se dedicam a seguir Jesus como o caminho.
"No qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória" (1 Pedro 1:8).

Jesus, o Caminho para o Perdão dos Pecados
O pecado é uma ameaça mais séria contra nosso bem-estar do que qualquer perigo físico, econômico ou social, que enfrentemos. Entretanto, todos nós somos culpados de pecado e incapazes, por nós mesmos, de remover sua mancha. O pecado é violação da lei de Deus e somente Deus pode perdoá-lo. Ele providenciou nosso perdão através de Jesus.
"No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Efésios 1:7).

"Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados" (1 Pedro 2:24).

Depois de seu sacrifício por nós, Jesus explicou como aqueles que estão perdidos no pecado podem ter a remissão dos pecados e serem salvos.
"Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém" (Lucas 24:46,47).
"Quem crer e for batizado ser salvo" (Marcos 16:16).

Jesus, o Caminho para Deus
As pessoas perdidas necessitam mais do que perdão dos pecados. Elas precisam de recuperação daquela íntima união com Deus que perderam por seu pecado. Enviando Jesus ao mundo, ""Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2 Coríntios 5:19).

Jesus declarou que só se pode chegar a Deus através dele. Ele disse:
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Jesus, o Caminho para Sair da Confusão Religiosa
Muitos dos que desejam seguir a Cristo são repelidos pela multidão de igrejas e de doutrinas conflitantes ensinadas por aqueles que professam ser cristãos. Não precisamos fazer parte desta confusão. Jesus não a aprovou.
Em Mateus 16:18, Jesus prometeu:" "Edificarei a minha igreja."
Lemos sobre o começo de sua igreja em Atos, capítulo 2.
"Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:47).

O Senhor está ainda acrescentando à sua igreja aqueles que estão sendo salvos. Se somos salvos, estamos em sua igreja e unidos com todos os outros que nela estão.
"Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos" (Efésios 4:4-6).

É bom para nós adorar e trabalhar com outros indivíduos salvos, que são ligados conosco em Cristo por estes laços da união. Mas, se ingressamos em outro corpo (denominação), aceitamos outro senhor (autoridade religiosa) ou aderimos a outra fé (credo), estamos deixando a unidade pela qual Jesus orou, em João 17:20,21.

Jesus, o Caminho para o Céu
"Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hebreus 9:27).

A morte é a porta, tanto do céu como do inferno. Morrer em Jesus é morrer no caminho para o céu.
"Então, ouvi uma voz do céu, dizendo, Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham" (Apocalipse 14:13). "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à arvore da vida, e entrem na cidade pelas portas" (Apocalipse 22:14).

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

COMO SERVIR À DEUS?

Eclesiastes 9:10

Salomão falando para os seus ,dá conselhos para toda sua gente:
"
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."


Considerações:

1. O que fazer?
• O básico, o fundamental - Obedecer o "Grande mandamento" - obedecer a "Grande comissão"
Papéis/responsabilidades - ser sol, ser luz, soldado, embaixador,
• O que está perto da sua mão, ou à sua mão, não hesite em fazer o bem;
• O que você pode fazer pelo próximo

2. Como fazer?
• Fazendo com coragem
• Faça agora
• Faça com toda sua força
Faça-o mais e rápido com cada ano que passa.
O oposto do que o mundo pensa. Somos inimigos do Mundo;

3. Por que fazer?
• Por que Deus (o Senhor) mandou;
• Por que a morte vem (a noite quando ninguém pode trabalhar)
• Por que é só assim que o Reino de Deus cresce.

Salomão:
• Fiz alguns erros que não quero que façam
• Disse coisas que não quero que digam
• Estive em lugares que não quero que estejam
• Me envolvi em situações que não quero que envolvam
• Entrei em conflitos que não quero que entrem
• Fiz promessas que não quero que façam
• Firmei alianças que não quero que firmam

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força.”


É assim que serve a Deus.”

AS 25 DIFERENÇAS ENTRE O PASTOR E O LOBO


1- Pastores cultivam o aprisco, lobos criam armadilhas.
2- Pastores buscam o bem das ovelhas, lobos buscam os bens das ovelhas.
3- Pastores vivem à sombra da cruz, lobos vivem à sombra de holofotes.
4- Pastores choram pelas suas ovelhas, lobos fazem suas ovelhas chorar.
5- Pastores têm autoridade espiritual, lobos são autoritários e dominadores.
6- Pastores têm esposas participantes, lobos têm mulheres coadjuvantes.
7- Pastores têm fraquezas, lobos são poderosos.
8- Pastores olham nos olhos, lobos contam cabeças.
9- Pastores são ensináveis, lobos são donos da verdade.
10- Pastores têm amigos, lobos têm admiradores.
11- Pastores vivem o que pregam, lobos pregam o que não vivem.
12- Pastores sabem orar no secreto, lobos só oram em público.
13- Pastores vivem para suas ovelhas, lobos se abastecem das ovelhas.
14- Pastores vão para o púlpito, lobos vão para o palco.
15- Pastores se interessam pelo crescimento das ovelhas, lobos se interessam pelo crescimento das ofertas.
16- Pastores alimentam as ovelhas, lobos se alimentam de ovelhas.
17- Pastores buscam a discrição, lobos se autopromovem.
18- Pastores usam as Escrituras como texto, lobos usam as Escrituras como pretexto.
19- Pastores se comprometem com o projeto do Reino, lobos têm projetos pessoais.
20- Pastores vivem uma fé encarnada, lobos vivem uma fé espiritualizada.
21- Pastores ajudam as ovelhas a se tornarem independentes de homens, lobos criam ovelhas dependentes deles.
22- Pastores são simples e comuns, lobos são vaidosos e especiais.
23- Pastores tem dons e talentos, lobos tem cargos e títulos.
24- Pastores dirigem igrejas-comunidades, lobos dirigem igrejas-empresas.
25- Pastores pastoreiam as ovelhas, lobos seduzem as ovelhas.

VIDA DURA?

Quando eu ouço alguém dizer “A vida é muito dura” sempre sou tentado a perguntar: “comparado com o que?” (Sidney J. Harris)

Imagine por um breve momento que um ente muito querido está prestes a enfrentar uma cirurgia numa condição de vida ou de morte ou talvez um incendio devastador esteja destruindo a sua casa e solapando todos os seus bens. Se neste momento você disser: “A vida é muito dura” certamente que encontraria justificativa para tal afirmação. Mas quantas são as vezes você se vê afirmando “a vida é dura” mesmo quando as coisas não vão necessariamente da maneira que você planejou ou dentro de um dia difícil, ou mesmo quando exausto ou diante de algo menor mas desgastante?
A realidade é que apesar de parecer mesmo que a vida é mesmo muito dura, o fato é que existem pessoas maravilhosas na sua vida que jamais deveriam ser ignoradas e esquecidas em tempos de stresse emocional. Hoje, ao invés de se desencorajar em função de como a sua vida vai indo, tome a decisão de dizer a si mesmo: “Não importa quão ruim estejam as circunstâncias ao meu redor, eu vou manter uma atitude positiva em relação a minha vida.” Com esta atitude em mente, simplesmente aguarde pela diferença que você fará em si mesmo e no mundo ao seu redor..
Para Meditação:
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.
(Habacuque 3:17-18)

Desejo-lhe uma feliz e abençoada semana e muita paz em seu lar, fiquem na paz de Cristo, abraços!

Davi Franco.

OS QUE CONFIAM EM DEUS...


A águia é usada como o símbolo dos que confiam em Deus, esse brilho é intenso e interessante desde sua origem as águias podem levar até um ano para voarem sozinhas, pessoas verdadeiras são como águias podem levar tempo para amadurecer.


Podemos ver pombos, andorinhas e perequitos voando em bandos, mas águias não. Elas estão sempre sozinhas ficam no alto, olhando o azul infinito, não tenha medo de ficar só
Geralmente o cristão anda na contramão da vida.
Voe alto, embora os que voam alto não são compreendidos, são em vez disso temidos, criticados, e muitas vezes condenados.
O que fazem as águias quando a tormenta vem?
Elas não se escondem! abrem suas asas e a enfrentam corajosamente, elas sabem que acima das nuvens escuras, da tempestade e dos choques elétricos, o sol brilha.

Na escritura Sagrada Lemos que os que esperam no Senhor Deus, renovam suas forças, sobem com asas como águias correm e não se cansam, caminham e não se fatigam!
Nessa luta terrível, as águias podem perder penas e ferir-se mas não temem e seguem em frente
Depois enquanto todo mundo está as escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz bem no alto.

Finalmente as águias também morrem...
Mas eu pergunto: Alguma vez você viu os restos mortais de uma águia?
Nunca! Sabe porque?
Porque quando sentem que chegou a hora de partir, elas não se lamentam, nem ficam com medo, e voam tão alto quanto podem.
As águias procuram com os olhos o pico mais alto, retiram as ultimas forças de seu corpo cansado, e voam aos picos inatingíveis, lá esperam resignadamente o momento final.
Até para morrer elas são extraordinárias!
Talvez por isso o profeta Isaias comparem os que confiam em Deus com as águias


Quem sabe hoje você não tem diante de si um dia cheio de desafios?
Algum deles podem parecer impossíveis!
Mas lembre-se de descansar na paz do nosso Deus, e depois partir para a luta como quem vai para uma festa, sabendo que alem da tormenta o sol estará lá... brilhando...

A àguia


A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie.Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Aos 40 anos ela está com:
- As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta.
- O bico alongado e pontiagudo se curva.
- Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer Ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.

E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
O Profeta Isaías compara os que confiam no Senhor com as águias:
“Mas os que esperam no Senhor renovaram suas forças; subiram com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andaram e não se fatigaram.”
Isaías 40:31